Adri Pedagogia Ufrgs

Monday, December 18, 2006

ECS 11- Reflexões das Redes de Ensino

Trabalho em duas escolas públicas (uma na rede Estadual e a outra na rede Municipal) e percebo diferenças importantes nas duas redes. Na rede municipal temos um aparato que nos ajuda a construir conhecimento, o trabalho é mais coletivo, quando enfrentamos dificuldades com os alunos temos a quem recorrer. Contamos com: SOE,SSE,L.A, VICE-DREÇÃO, DIREÇÃO. Trabalhamos mais próximo a Comunidade Escolar e a família parece mais disposta a participar das decisões da Escola.
Na rede Estadual tudo é mais distante, quando enfrentamos dificuldades não temos muito o que fazer, os setores da escola (SOE,SSE,L.A) não existem ou não funcionam, há um grande número de alunos por turma muitas vezes em sala de aulas inadequadas para atender bem ao educando (salas pequenas, abafadas, prédios velhos).
Sem falar na parte pedagógica, enquanto no município temos facilidade de atualização em cursos, congressos, horas de estudos quinzenais e incentivo financeiro para atualizações no Estado nada disto acontece.
Acredito que as redes devem incentivar seus professores a se atualizar sempre e dando condições para isto, investindo nos educadores do ensino básico é que teremos uma Escola de melhor qualidade para todos.

1 Comments:

  • At 5:15 PM, Blogger Simone Gimenes said…

    Olá Adriana, a sua fala vai justamente ao encontro de um dos pilares do processo de diferenciação da educação brasileira de acordo com Akkari: a descentralização. Você, por viver duas realidades distintas, conseguiu perceber o quanto a Educação está vinculada às ideologia vigentes no Estado e às dificuldades econîomicas por eles vividas. O cerne da questão é saber como homogeneizar o processo educacional em tempos de mercantilização absoluta da escola. é possível pensarmos numa escola pública de qualidade em tempos de expansão neoliberal?

    abraços e boas férias

    Simone Gimenes - tutora

     

Post a Comment

<< Home