Adri Pedagogia Ufrgs

Wednesday, November 15, 2006

Arte e Educação


A partir da palestra feita em Porto Alegre por Sara Pain (doutora em Filosofia), em maio de 1993, transcreveremos alguns trechos de suas falas levando em conta sua proposta de discussão sobre arte contemporânea e seu objetivo, que é para olhar e falar, para opinar, para que seja uma fonte de comentário.
“O sistema de transmissão de conhecimento e o sistema de criação artística se conjugam para que a objetividade e a subjetividade estejam em harmonia no sujeito.”
“ É importantíssimo introduzir a arte nas escolas, não como matéria secundária, como coisa que se pode fazer ou não, ou como divertimento, mas como uma disciplina que vá no sentido de devolver ao homem sua dignidade.”
Necessitamos resgatar no ser humano a sua dignidade, a grandeza de valores, o olhar sensível para o estético através das diversas formas de cultura, como a dança, o teatro, a música, o desenho, a pintura, etc. Para que tudo isso? Pois toda a produção cultural na escola tende a equilibrar a objetividade (o conhecimento) e a subjetividade (artístico).
A arte deve fazer parte dos projetos de trabalhos na escola, de forma intrínseca e não secundária, apenas como matéria.
A obra resume todo o acontecimento, condensa todo o sentimento que certamente necessitaria de muitas e muitas páginas para serem contados e que ainda, assim, não chegaria a essa perfeição.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home