Adri Pedagogia Ufrgs

Saturday, November 04, 2006

ECS6-SITUAÇÕES VIVIDAS NO AMBIENTE DE TRABALHO

SER/ESTAR X PAPÉIS
PODER E HIERARQUIA

Na minha escola em determinado período os professores da mesma série tinham que reunir-se e elaborar instrumentos de avaliação iguais. O conteúdo não é desenvolvido igualmente, pois cada professor tem sua metodologia, cada aluno tem suas especificidades, sua identidade, história de vida... E quando questionávamos o porquê das avaliações serem iguais, nos era respondido que a escola deveria ter uma linha de trabalho. Isto não acontece mais em minha escola, mas é um exemplo prático de dominação onde direção e supervisão determinava a linha de trabalho da escola, sem consulta ou opiniões do grupo. Esta realidade somente começou a mudar quando a comunidade escolar juntamente com os professores utilizou-se do processo democrático para que uma nova direção pudesse ser eleita e este processo passar a ser mais democrático e participativo.
Acredito que avaliar não é formatar, não é dar uma nota ou conceito. Avaliar é um subsídio para o professor rever e retomar conteúdos e conceitos ainda não desenvolvidos nos alunos.
Já passei por várias supervisoras, diretoras e algumas delas olhavam diários, testes e provas muitas vezes reformulando totalmente meus rascunhos sendo que raramente entravam em minha sala de aula, desconhecendo a realidade de minha turma.
A supervisão no meu entender é a alma da escola, mas não deveria servir para impor idéias aos professores e sim para orientá-los, assessorá-los, trazer novas idéias e metodologias e organizar com o grupo novos projetos de estudo.

6 Comments:

  • At 5:30 AM, Blogger carminha said…

    Adri onde está a tua letra???

     
  • At 2:15 PM, Blogger Rosana said…

    Oi!sou a Rosana do pólo de Alvorada, que bom poder falar contigo depois de tanto tempo, só nos encontrando nos cursos.Estou aqui para comentar teu trabalho, ESC6, fiquei curiosa, de qual escola você está falando? Roberto Silveira ou Castro? Bom também acho que a supervisão é a alma da escola, deveria,ter um olhar diferenciado para cada,professor na sua maneira de avaliar, não podemos pensar que todas as turmas são iguais para avalir da mesma maneira, afinal,professores também tem metodologias particulares, sendo assim,terão maneiras diferenciadas de avaliar.E impôr a maneira que a escola quer é inadimisível.Um grande abraço te vejo sexta, 17/11 na reunião do coral.

     
  • At 2:17 PM, Blogger Rosana said…

    Adri,fiz o comentário e esqueci de te convidarpara comentar o meu trabalho. um beijo.Rô

     
  • At 2:22 PM, Blogger Marli said…

    Olá colega sou do pólo de Três Cachoeiras, Estou aqui na atividade 6 , Adorei sua atividade ,mais cada professor tem sua maneira de avaliar ,não podemos pensar que somos donos da verdades.

     
  • At 4:31 AM, Blogger Simone Gimenes said…

    Oi Adriana,
    Estava lendo as tuas atividades sobre "Os três tipos puros de dominação legítima" de Weber, e referente a primeira questão, fostes suscinta e pegaste os pontos mais importantes do texto. Quanto ao relato da segunda atividade, fica claro o tipo de dominação legal, em que há uma hierarquia de cargos definida anteriormente. Percebemos muito essa relação nos dias de hoje, tanto nas escolas como nos diversos segmentos da nossa vida.
    Realizaste uma análise crítica que demonstra uma apropriação teórica. E este é o objetivo destas atividades, partir da teoria para pensarmos nossas práticas.

    Um grande beijo,
    Simone Gimenes - Tutora PEAD.

     
  • At 5:25 PM, Blogger sandra said…

    Oi,Adri! Realmente as dominações estão bem claras no nosso ambiente escolar. Também acho que a supervisão é a alma da escola,e que ela deve auxiliar o professor e não ditar regras. Abraços! Sandra - pólo de Alvorada.

     

Post a Comment

<< Home