Gostei de sua visita e como sugeriu vou fazer um breve relato sobre minha formação.
Após terminar minha formação no Magistério, fiz um concurso para Prefeitura de Cachoeirinha onde aos 19 anos assumi uma turma de 1ª série, não precisa dizer o quanto foi difícil alfabetizar uma turma de 25 alunos sem a menor experiência. Passado este desafio resolvi encarar novas experiências e matriculei-me no LA SALLE em Canoas num curso de especialização para Trabalhar com Deficientes Mentais. Terminado o curso trabalhei durante 4 anos com classe especial.
Durante o período do curso de especialização fui nomeada no Estado onde passei a trabalhar com Pré Escola durante sete anos. Trabalhei também com alfabetização de Jovens e Adultos durante dois anos.
Hoje trabalho com uma 2ªsérie na Escola Estadual Gov. Roberto Silveira e com Laboratório de Aprendizagem na EMF Castro Alves de Cachoeirinha onde também participo do projeto Musica, Ação e Inclusão sendo regente de um Coral com 25 crianças. Além de minha formação em Magistério e estudos adicionais, também tenho cerca de 1200 horas de cursos promovidos por instituições como PUC, FAPA, UFRGS, FEEVALE, LA SALLE, ULBRA... e parei a Faculdade no 5º semestre de Letras na FAPA. Num próximo capítulo eu falo como foi chegar a este curso e como esta sendo estudar no PEAD.
Inicialmente devemos pensar bem nos governantes que escolhemos atualmente,para não acontecer que nem o rei fazia-se de desententido quando lhe batiam a porta das petições. Principalmente devemos escolher bem o nosso presidente,pois o mesmo indica o ministro da educação.Este papel tão relevante em nossa categoria "os professores",que estão ficando desacreditados perante a sociedade.Necessitamos de uma educação,qualitativa,democrática e que valoriza nossa categoria!! O homem do conto da Ilha Desconhecida é inteligente e esperto porque se pôs na porta até ser atendido.Assim, acontece em meu cotidiano escolar, muitas vezes tenho que ter perseverança para atingir os objetivos propostos, buscar nova metodologia e parcerias dentro e fora da escola.As parcerias na escola:SOE,LA,Direção são mais acessíveis e agéis.Mas os encaminhamentos fora da escola,devem ser como o homem do conto perseverar e insistir até que elas aconteçam. Eu sou perseverante como o homem do conto por isso trabalho pela manhã no LA, tenho o delicado papel de resgatar o desejo de aprender dos alunos que são encaminhados,investigar o porquê o aluno está com dificuldade para aprender.Trabalho desde 2003 no LA. A tarde tenho uma segunda série numa escola estadual. Vivo em Cachoeirinha desde 1990,quando casei-me e vim morar na cidade onde já trabalhava desde 1989. Meu avô era professor e desde pequena dizia para minha mãe que seria professora.Quando terminei o primeiro grau,fiz teste de seleção para E.E Paulo da Gama.Me formei em 1988 dizendo que não seria mais professora,pois meu estágio numa escola no Morro da Cruz.E a falta de experiência e a realidade foram muito cruéis comigo.Então, fui trabalhar numa empresa como Aux. de Departamento Pessoal, trablhei durante um ano e percebi que ficar oito horas por dia " trancada entre quatro paredes"não era a minha vocação, nem lidar com adultos.Sentia falta de crianças!! Enquanto trabalhava na empresa surgiu concurso para professor em Cachoeirinha,minha mãe insistiu,eu fiz e passei.Em 1989 fui chamada para trabalhar vinte horas,com uma primeira série.Então fiz como a serviçal do rei,arrisquei partir para educação e mergulhar em cursos de aprimoramento, pois o magistério não havia me dado conhecimento suficiente para lidar com alunos de primeira série.Que engano!!Hoje sei que a cada dia devemos estudar mais para aprofundar a prática e a medotologia aplicada na sala de aula. Tenho ousadia para continuar na educação enquanto achar que estou contribuindo de alguma forma no crescimento intelectual,psicossocial do educando inserido na sua comunidade.
Eu sou Adriana, professora da rede Municipalde Ensino,atuo com crianças de Ensino Fundamental desde 1989. Atualmente atuo em SAEE - Sala de Atendimento Educacional Especializado.
3 Comments:
At 7:25 PM,
Adriana said…
Olá,Damiana!!!
Gostei de sua visita e como sugeriu vou fazer um breve relato sobre minha formação.
Após terminar minha formação no Magistério, fiz um concurso para Prefeitura de Cachoeirinha onde aos 19 anos assumi uma turma de 1ª série, não precisa dizer o quanto foi difícil alfabetizar uma turma de 25 alunos sem a menor experiência.
Passado este desafio resolvi encarar novas experiências e matriculei-me no LA SALLE em Canoas num curso de especialização para Trabalhar com Deficientes Mentais. Terminado o curso trabalhei durante 4 anos com classe especial.
Durante o período do curso de especialização fui nomeada no Estado onde passei a trabalhar com Pré Escola durante sete anos. Trabalhei também com alfabetização de Jovens e Adultos durante dois anos.
Hoje trabalho com uma 2ªsérie na Escola Estadual Gov. Roberto Silveira e com Laboratório de Aprendizagem na EMF Castro Alves de Cachoeirinha onde também participo do projeto Musica, Ação e Inclusão sendo regente de um Coral com 25 crianças. Além de minha formação em Magistério e estudos adicionais, também tenho cerca de 1200 horas de cursos promovidos por instituições como PUC, FAPA, UFRGS, FEEVALE, LA SALLE, ULBRA... e parei a Faculdade no 5º semestre de Letras na FAPA.
Num próximo capítulo eu falo como foi chegar a este curso e como esta sendo estudar no PEAD.
At 9:10 AM,
Ivete Adelina Pinheiro said…
Adriana teu blog está lindo.!!!!!
Abraços
Ivete
At 6:17 PM,
Adriana said…
ATIVIDADE 1
Inicialmente devemos pensar bem
nos governantes que escolhemos atualmente,para não acontecer que nem o rei fazia-se de desententido quando lhe batiam a porta das petições.
Principalmente devemos escolher bem o nosso presidente,pois o mesmo indica o ministro da educação.Este papel tão relevante em nossa categoria "os professores",que estão ficando desacreditados perante a sociedade.Necessitamos de uma educação,qualitativa,democrática e que valoriza nossa categoria!!
O homem do conto da Ilha Desconhecida é inteligente e esperto porque se pôs na porta até ser atendido.Assim, acontece em meu cotidiano escolar, muitas vezes tenho que ter perseverança para atingir os objetivos propostos, buscar nova metodologia e parcerias dentro e fora da escola.As parcerias na escola:SOE,LA,Direção são mais acessíveis e agéis.Mas os encaminhamentos fora da escola,devem ser como o homem do conto perseverar e insistir até que elas aconteçam.
Eu sou perseverante como o homem do conto por isso trabalho pela manhã no LA, tenho o delicado papel de resgatar o desejo de aprender dos alunos que são encaminhados,investigar o porquê o aluno está com dificuldade para aprender.Trabalho desde 2003 no LA.
A tarde tenho uma segunda série numa escola estadual.
Vivo em Cachoeirinha desde 1990,quando casei-me e vim morar na cidade onde já trabalhava desde 1989.
Meu avô era professor e desde pequena dizia para minha mãe que seria professora.Quando terminei o primeiro grau,fiz teste de seleção para E.E Paulo da Gama.Me formei em 1988 dizendo que não seria mais professora,pois meu estágio numa escola no Morro da Cruz.E a falta de experiência e a realidade foram muito cruéis comigo.Então, fui trabalhar numa empresa como Aux. de Departamento Pessoal, trablhei durante um ano e percebi que ficar oito horas por dia " trancada entre quatro paredes"não era a minha vocação, nem lidar com adultos.Sentia falta de crianças!!
Enquanto trabalhava na empresa surgiu concurso para professor em Cachoeirinha,minha mãe insistiu,eu fiz e passei.Em 1989 fui chamada para trabalhar vinte horas,com uma primeira série.Então fiz como a serviçal do rei,arrisquei partir para educação e mergulhar em cursos de aprimoramento, pois o magistério não havia me dado conhecimento suficiente para lidar com alunos de primeira série.Que engano!!Hoje sei que a cada dia devemos estudar mais para aprofundar a prática e a medotologia aplicada na sala de aula.
Tenho ousadia para continuar na educação enquanto achar que estou contribuindo de alguma forma no crescimento intelectual,psicossocial do educando inserido na sua comunidade.
'
Post a Comment
<< Home